Escolha uma Página

 

Sabia que é possível transferir arquivos entre computadores em uma velocidade um pouco maior por conta do padrão do cabo que você utiliza? 

Parecem todos iguais, mas existe sim diferença de padrões entre os cabos de rede que, em algumas circunstâncias, podem influenciar na qualidade de transferência de dados. Mas atenção! Se seu cabeamento tem uma distância inferior a 5 metros, a perda ou ganho de velocidade são pouco significativas. 

Vamos entender melhor os tipos de cabo e suas diferenças: 

Cat5: este modelo é mais antigo e também mais lento, na teoria eles podem suportar transferências entre 10 Mbps e 100 Mbps, mas em distâncias mais curtas é possível atingir velocidade acima de 1GB, dependendo das condições de sua rede. O cabo Cat5 é compatível com as redes mais antigas e ainda dá conta do recado, principalmente em redes domésticas. 

Cat5e: este cabo é mais rápido e tem menos interferência, trata-se de uma versão melhorada do Cat5, feito para suportar velocidades de 1GB. Além disso, tem outra vantagem neste modelo: redução de interferência nas transmissões. Este padrão é mais adequado para velocidades mais rápidas e transmissões mais estáveis. 

Cat6: esta geração é ainda mais rápida e o nível de interferência é consideravelmente baixo, em alguns casos pode suportar velocidades de até 10GB! Mas se sua rede é doméstica, dificilmente você vai usar todo este potencial, sendo assim, este modelo é mais útil em locais onde a distância de cabeamento seja superior a 10 metros. 

Se seu objetivo é transferência de arquivos entre computadores, usar cabos mais novos pode significar otimização de velocidade. Mas não esqueça que além de cabos novos você também vai precisar que o roteador e as placas de rede das máquinas também sejam adaptados a esse padrão. 

Esta melhoria é mais perceptível para quem usa cabeamento com longas distâncias, se sua rede é doméstica faça a manutenção preventiva de seus cabos, e lembre-se que dificilmente você notará melhorias com cabos mais potentes se seu cabeamento é curto, troque por cabos que se adequem á sua realidade e necessidade de rede. 

Confira em nossa loja uma série de cabos para otimizar sua rede! 

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para conteúdo como esse!