Escolha uma Página

 

Mesmo que tenha acontecido a contragosto de muitas pessoas e ainda hoje vemos que há quem torça o nariz para ele, o novo padrão de tomadas está em vigor no Brasil desde o ano de 2011.

O já não tão novo padrão de plugues e tomadas

A padronização das tomadas e plugues vigente desde 2011 teve por objetivo aumentar a segurança dos profissionais da área, mas principalmente do usuário final do produto.

Com as mudanças propostas, as tomadas passaram a ter uma cavidade, fazendo com que os dedos tenham uma dificuldade maior em entrar em contato com os plugues energizados, evitando choques elétricos. Além disso, esses plugues passam a conter 03 pinos, sendo o pino central reservado para a ligação ao terra dos aparelhos que necessitam de aterramento.

Mas qual a importância de seguir o modelo de tomadas brasileiro?

Os equipamentos novos vendidos no Brasil já vêm com esse novo padrão, mas é importante prestarmos atenção ao comprar cabos adicionais, para termos certeza de levar o produto certo para casa.

Até 2011, segundo o INMETRO, era possível que ao adquirir um novo aparelho ou mesmo comprar tomadas para instalar em sua residência, o brasileiro poderia encontrar 08 tipos diferentes de tomadas e mais de 10 tipos de plugues (todos com a mesma finalidade). Essa grande variedade acabava por tornar obrigatório o uso de adaptadores, o que poderia aumentar o risco de mau contato, choques elétricos ou mesmo incêndios.

Garantir essa padronização, embora muito criticada, foi uma das estratégias para garantir uma melhor qualidade de produtos e segurança para a população.

E onde eu posso encontro esses cabos?

Em nossa loja online – www.jccabo.com.br – estamos oferecendo um desconto especial para alguns modelos de cabos. Um deles é o cabo de força C15 macho 2 metros fio 3×1.00mm já no novo padrão NBR. Além do cabo comum, também oferecemos sua versão para tomadas de 20A, este com 1,80m de comprimento.

Este modelo de cabo é largamente usado em eletroeletrônicos maiores, como aparelhos de som, televisores, computadores desktops, entre outros.

Veja esses produtos através dos links:

Cabo c15 macho – 2 metros

Cabo 20 amperes – 1,80 metros

Esse artigo te ajudou? Continue seguindo nossas redes sociais e nosso blog para mais dicas e informações como essa!