Escolha uma Página

Cabo VGA, para que serve? Tutorial

Para que serve e o que é um cabo VGA 

O nome vem do inglês Video Graphics Array, que em tradução livre significa Padrão Gráfico de Vídeo e seu principal concorrente é o cabo HDMI, que já explicamos aqui no blog para o que serve, se você não leu, vale a pena conferir este nosso artigo! 

O VGA é, entre as conexões presentes no mercado, o mais antigo e é normalmente usado para conectar o computador ao monitor, mas também pode ser utilizado para ligar o PC e a TV ou outros dois displays. 

O modelo original podia reproduzir de 16 a 256 cores com resolução máxima de 640×480 pixels, o que para época era um grande avanço, e foi inventado pela IBM em 1987.  Com o tempo outras versões surgiram e foram aprimoradas, mas a terminologia permaneceu. 

Conectores 

Os conectores vêm nas versões “macho” e “fêmea”, sendo que os “machos” possuem 15 pinos, distribuídos em três fileiras de cinco, que encaixam-se nos furos presentes no plugue “fêmea”; geralmente possuem dois parafusos, um de cada lado, para que a fixação seja melhor entre as partes conectadas. 

Assim como o HDMI, o cabo VGA possui uma gama de variações, a principal recomendação ao comprar é na extensão do fio, pois quanto menor o cabo, melhor, já que assim haverá menos degradação do sinal. Existem no mercado modelos sofisticados com plugues folheados a ouro ou blindagem contra interferência, mas isso não chega a representar grande diferença na qualidade da imagem, como citamos acima, ao comprar atente-se à extensão do cabo! 

Caindo em desuso 

Lá se foram mais de 30 anos de uso deste cabo tão presente em nossas vidas, agora seu desuso está crescendo, mesmo sendo possível encontrar em alguns computadores atuais, os novos aparelhos já não possuem mais suporte, é o cabo HDMI que vem tomando o lugar do VGA, já vindo em placas offboard e onboard. 

Gosto deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais! Toda semana colocaremos conteúdo novo para você! Fique de olho e não esqueça de vir em nossa loja, temos diversas soluções em cabos!