Escolha uma Página

Conhecendo mais sobre Placas de captura de vídeo 

As placas de captura de vídeo fazem a intermediação no processo de envio de conteúdo da câmera até o computador. Elas são tipos de hardware que convertem o áudio/vídeo capturado em um formato para vídeo digital, fazendo a transferência do conteúdo até o computador. Isso significa que você pode capturar fotos e vídeos de seu DVD ou Blu-Ray player, câmera de vídeo, videogames e uma série de outros dispositivos de vídeo comuns. 

As placas de captura podem ser externas ou internas, as externas podem ser conectadas, por exemplo, através de portas USB, já as internas são conectadas diretamente à placa mãe do computador. 

 

Placas externas e internas 

A maioria das placas de vídeo internas, que vêm junto aos computadores, podem não ser suficientes para suportar transmissões profissionais, em HD por exemplo, neste caso você precisará de uma placa mais potente. 

 

Entre as vantagens das placas internas está a performance, que em geral é superior, isso acontece porque elas têm acesso à banda da interface PCIe disponível nas placas-mãe. Mais rápido do que o USB, esse barramento permite que a placa de captura tenha muito mais velocidade em captar vídeo a altas resoluções e maiores taxas de quadros por segundo. 

 

Outra vantagem deste modelo é que por conta do barreamento PCIe, este é o modelo de melhor performance para quem deseja usar a placa de captura para realizar transmissões ao vivo, isto acontece porque o PCI é mais rápido que o USB, logo, a velocidade é superior. 

A desvantagem é que ela é menos versátil, já que é necessário um desktop para funcionar, e além disso, não são portáteis. 

Existe no mercado as placas externas, algumas contidas em um gabinete que se conectam ao computador através de um USB. Isso facilita o transporte dela, podendo ser conectada em outros computadores, não necessitando de computadores grandes para funcionar, porém, as placas externas geralmente não têm funções de sintonizador de TV (ou seja, não permite que você capture vídeo a partir de sinais de televisão por cabo ou satélite) e podem ser um pouco mais lentas na transferência de informações de vídeo do que as internas, mas isso não significa que não possam ter a mesma qualidade. 

Gostou deste artigo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de diversos assuntos tecnológicos que podem te ajudar!  

Visite nossa loja, temos diversas soluções para você!